2 anos das Enchentes em Itajaí

Hoje faz 2 anos que Itajaí ficou debaixo d’agua, não fui diretamente atingido pois moro em apartamento, mas acompanhei de perto o drama de amigos de trabalho que perderam quase tudo,  e também do povo atingido. A universidade que eu trabalho ficou fechada por uma semana servindo de abrigo aos atingidos.

Para aqueles que não se lembram praticamente toda a cidade foi atingida, além das perdas materiais dos moradores da cidade, a economia foi seriamente afetada, pois o Porto da Cidade que é seu principal gerador de riquezas ficou praticamente parado por vários meses, aliás, somente a pouco tempo atrás foi reinaugurado um dos berços de atracamento destruídos na enchente.

Não foi a minha primeira enchente, nos anos de 1983 e 1984 tivemos enchentes desta tamanho no vale do itajaí, mas naquela época a cidade era menor, muitos locais atingidos naquela época não tinham moradores ao contrário de hoje, o que não significa que os estragos da água não tenham sido grandes.

Como não existia internet, e os jornais pararam de cirular, as únicas informações que tínhamos eram da televisão, por este motivo as lembranças que eu tenho são muito pequenas (eu tinha 9 anos na época), muitas delas relacionadas ao fato de não ter aula nas escola que tinha sido atingida e também do nosso campinho de futebol do bairro que virou um campo de pouso de helicópteros.

A gente sempre torce para que este tipo de coisa não volte a acontecer, mas é bom lembrar também que só torcer e rezar não resolve,  é necessário que certas medidas sejam tomadas pelo poder público; não faltaram políticos, celebridades e tudo mais na cidade em novembro de 2008, mas hoje 2 anos depois, quem mora aqui sabe que muito pouco foi feito para se tentar evitar uma nova catástrofe como essa.

Aqui algumas fotos que eu tirei a 2 anos atrás.

Anúncios

Uma resposta para “2 anos das Enchentes em Itajaí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: