Dica de Leitura: Mais pesado que o Céu – Uma Biografia de Kurt Cobain

Semana passada algumas mensagens no twitter davam conta do vazamento da suposta mixagem original do  disco In Utero do Nirvana; mixagem esta feita por Steve Albini. Além das músicas apareceu também a  história do que teria acontecido para que estas mixagens não tenham sido as utilizadas na versão do disco que acabou indo para as lojas.

Por conta do sucesso do Nirvana e o posterior suicídio de Kurt em 1994; existem diversas histórias sobre a banda e seu vocalista na internet, a história da mixagem é só mais uma delas.

No livro Mais Pesado que o céu Charles R. Cross vai muito além do que contar histórias sobre o Nirvana, ele consegue dissecar a alma de Kurt Cobain , muito por conta do acesso que teve aos seus diários pessoais, além de mostrar o relacionamento destrutivo de Kurt com Courtney Love.

O livro cobre toda a vida de Kurt, antes e durante o Nirvana até o seu suicídio em 94, e destroi vários mitos como o de que foi Courtney que teria viciado Kurt em heroína (segundo o livro foi o contrário), ou de que Kurt não queria o sucesso da banda e não se conformava com isso (segundo o livro os diários de Kurt mostram que todos os passos dados pelo Nirvana foram pensados por Kurt e o que mais ele almejava foi o sucesso que conseguiu)

O livro é ótimo e sobre a história das mixagens de In Utero que falei logo acima, o livro conta uma história diferente, segundo o livro a própria banda não teria gostado das mixagens que realmente são bem “sujas”; e contrataram outro produtor para limpar o som. Para a mídia Kurt disse que gostou muito do trabalho de Steve Albini mas aprovou a nova mixagem com o som mais limpo, uma declaração ambígua como muitas outras dadas por ele e citadas no livro, mas que não tiram o brilho de sua obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: